TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM QUADRO RESUMO

Como o assunto dá um certo nó na cabeça resolvi optar por trazer um Quadro Resumo das Tendências Pedagógicas. Retirado de uma apostila super legal com exercícios  que pode ser baixado pelo link :

http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf



Nome da Tendência Pedagógica
Manifestações
Tendência
Liberal Tradicional.
Nas escolas que adotam
filosofias humanistas
clássicas ou científicas.
Tendência
Liberal Renovada
Montessori, Decroly,
Dewey, Piaget,
Lauro de oliveira Lima
Tendência Liberal
Renovadora nãodiretiva
(Escola Nova)
Carl Rogers,
“Sumerhill”
escola de A. Neill.
Tendência
Liberal
Tecnicista.
Leis 5.540/68 e
5.692/71.
Tendência
Progressista
Libertadora
Paulo Freire
Tendência
Progressista
Libertária.
C. Freinet
Miguel Gonzales
Arroyo.
Tendência
Progressista “crítico
social dos conteúdos
ou “histórico-crítica”
Makarenko
B. Charlot
Suchodoski
Manacorda
G. Snyders
Demerval Saviani.






























Nome da Tendência Pedagógica
Papel da Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
X
Alunos
Apredizagem
Tendência
Liberal Tradicional.
Preparação intelectual e
moral dos alunos para
assumir seu papel na
sociedade.
Conhecimentos
e valores sociais
acumulados através dos
tempos e repassados
aos alunos como
verdades absolutas.
Exposição e
demonstração verbal
da matéria e / ou por
meios de modelos.
Autoridade do
professor que exige
atitude receptiva do
aluno.
A aprendizagem é
receptiva e mecânica,
sem se considerar as
características próprias
de cada idade.
Tendência
Liberal Renovada
A escola deve adequar as
necessidades individuais ao
meio social.
Estabelecidos a partir
das experiências vividas
pelos alunos frente às
situações problemas.
Por meio de
experiências,
pesquisas e método
de solução de
problemas.
O professor é
auxiliador no
desenvolvimento livre
da criança.
É baseada na motivação
e na estimulação de
problemas.
Tendência Liberal
Renovadora nãodiretiva
(Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseados na busca dos
conhecimentos pelos
próprios alunos.
Método baseado
na facilitação da
aprendizagem.
Educação centralizada
no aluno e o professor
é quem garantirá um
relacionamento de
respeito.
Aprender é modificar as
percepções da realidade.
Tendência
Liberal
Tecnicista.
É modeladora do
comportamento humano
através de técnicas
específicas.
Iinformações ordenadas
numa seqüência lógica
e psicológica.
Procedimentos e técnicas para transmissão e recepção de informações
Relação objetiva onde o professor transmite a informação e o aluno vai fixá-la
Aprendizagem baseada
no desempenho.
Tendência
Progressista
Libertadora
Não atua em escolas, porém
visa levar professores e
alunos a atingir um nível
de consciência da realidade
em que vivem na busca da
transformação social.
Temas geradores.
Grupos de discussão.
Relação de igual para igual , horizontamente
Resolução da situação
Tendência
Progressista
Libertária.
Transformação da
personalidade num sentido
libertário e autogestionário.
As matérias são
colocadas mas não
exigidas.
Vivência grupal na
forma de auto-gestão.
Não diretiva, o
professor é orientador
e os alunos livres
Aprendizagem informal,
via grupo
Tendência
Progressista “crítico
social dos conteúdos
ou “histórico-crítica”
Difusão dos conteúdos.
Conteúdos culturais
universais que são
incorporados pela
humanidade frente à
realidade social.
O método parte de
uma relação direta da
experiência do aluno
confrontada com o
saber sistematizado.
Papel do aluno como
participador e do
professor como
mediador entre o saber
e o aluno.
Baseadas nas estruturas
cognitivas já estruturadas
nos alunos.
















             

GABARITO DO FITNESS MENTAL Nº 02
1-C  2- D 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SHOPENHAUER, A ARTE DE TER RAZÃO E A PÓS-VERDADE NA ERA DIGITAL

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA QUE NOS DAMOS HOJE - A BANALIDADE DA CORRUPÇÃO NO BRASIL