TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM QUADRO RESUMO
Como o assunto dá um certo nó na cabeça resolvi optar por trazer um Quadro Resumo das Tendências Pedagógicas. Retirado de uma apostila super legal com exercícios que pode ser baixado pelo link :
http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf
http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf
Nome da Tendência Pedagógica
|
Manifestações
|
Tendência
Liberal Tradicional.
|
Nas escolas que adotam
filosofias humanistas
clássicas ou científicas.
|
Tendência
Liberal Renovada
|
Montessori,
Decroly,
Dewey,
Piaget,
Lauro de oliveira Lima
|
Tendência Liberal
Renovadora nãodiretiva
(Escola Nova)
|
Carl Rogers,
“Sumerhill”
escola de A. Neill.
|
Tendência
Liberal
Tecnicista.
|
Leis
5.540/68 e
5.692/71.
|
Tendência
Progressista
Libertadora
|
Paulo Freire
|
Tendência
Progressista
Libertária.
|
C.
Freinet
Miguel
Gonzales
Arroyo.
|
Tendência
Progressista “crítico
social dos conteúdos
ou “histórico-crítica”
|
Makarenko
B. Charlot
Suchodoski
Manacorda
G. Snyders
Demerval Saviani.
|
Nome da
Tendência Pedagógica
|
Papel da
Escola
|
Conteúdos
|
Métodos
|
Professor
X
Alunos
|
Apredizagem
|
Tendência
Liberal Tradicional.
|
Preparação intelectual e
moral dos alunos para
assumir seu papel na
sociedade.
|
Conhecimentos
e valores sociais
acumulados através dos
tempos e repassados
aos alunos como
verdades absolutas.
|
Exposição e
demonstração verbal
da matéria e / ou por
meios de modelos.
|
Autoridade do
professor que exige
atitude receptiva do
aluno.
|
A aprendizagem é
receptiva e mecânica,
sem se considerar as
características próprias
de cada idade.
|
Tendência
Liberal Renovada
|
A
escola deve adequar as
necessidades
individuais ao
meio social.
|
Estabelecidos
a partir
das
experiências vividas
pelos
alunos frente às
situações problemas.
|
Por
meio de
experiências,
pesquisas
e método
de
solução de
problemas.
|
O
professor é
auxiliador
no
desenvolvimento
livre
da criança.
|
É
baseada na motivação
e
na estimulação de
problemas.
|
Tendência Liberal
Renovadora nãodiretiva
(Escola Nova)
|
Formação de atitudes.
|
Baseados na busca dos
conhecimentos pelos
próprios alunos.
|
Método baseado
na facilitação da
aprendizagem.
|
Educação centralizada
no aluno e o professor
é quem garantirá um
relacionamento de
respeito.
|
Aprender é modificar as
percepções da realidade.
|
Tendência
Liberal
Tecnicista.
|
É
modeladora do
comportamento
humano
através
de técnicas
específicas.
|
Iinformações
ordenadas
numa
seqüência lógica
e psicológica.
|
Procedimentos e técnicas para
transmissão e recepção de informações
|
Relação objetiva onde o professor
transmite a informação e o aluno vai fixá-la
|
Aprendizagem
baseada
no desempenho.
|
Tendência
Progressista
Libertadora
|
Não atua em escolas, porém
visa levar professores e
alunos a atingir um nível
de consciência da realidade
em que vivem na busca da
transformação social.
|
Temas geradores.
|
Grupos de discussão.
|
Relação de igual para igual ,
horizontamente
|
Resolução da situação
|
Tendência
Progressista
Libertária.
|
Transformação
da
personalidade
num sentido
libertário e autogestionário.
|
As
matérias são
colocadas
mas não
exigidas.
|
Vivência
grupal na
forma de auto-gestão.
|
Não
diretiva, o
professor
é orientador
e os alunos livres
|
Aprendizagem
informal,
via grupo
|
Tendência
Progressista “crítico
social dos conteúdos
ou “histórico-crítica”
|
Difusão dos conteúdos.
|
Conteúdos culturais
universais que são
incorporados pela
humanidade frente à
realidade social.
|
O método parte de
uma relação direta da
experiência do aluno
confrontada com o
saber sistematizado.
|
Papel do aluno como
participador e do
professor como
mediador entre o saber
e o aluno.
|
Baseadas nas estruturas
cognitivas já estruturadas
nos alunos.
|
GABARITO DO FITNESS MENTAL Nº 02
1-C 2- D
Comentários
Postar um comentário