CENTRO DE CULTURA ESPACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CAPTAÇÃO DE CÉREBROS(RESUMO EXTENDIDO DE TEXTO VINDOURO)


CENTRO DE CULTURA ESPACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CAPTAÇÃO DE CÉREBROS

Por Cláudio Correia de Oliveira Neto

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – compreende que o meio mais eficaz para a preservação é investir na Educação Patrimonial – doravante EP. As discussões historiográficas a respeito da Educação Patrimonial são recentes e por vezes ausentes dos cursos de formação de professores. As aplicações da Educação Patrimonial têm em alguns casos ficado restritas ao preservacionismo como fim principal. Em grande medida, o educando, seja ele adulto ou criança, nos mais diversos espaços educacionais (escolas, casas e centros de cultura, museus entre outros), é levado apenas a reconhecer nos patrimônios ali apresentados uma herança histórica a ser preservada.
Os princípios de Educação Patrimonial aplicados pelo IPHAN, quanto à investigação e divisão de novos conhecimentos, quanto ao entendimento e transformação da realidade circundante, e quanto à proteção e promoção do patrimônio cultural, são o mote para o desenvolvimento do trabalho do projeto Preservação, inventário e difusão dos acervos científico e tecnológico aeroespacial do Programa Espacial Brasileiro no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, doravante Preservação, inventário.
Através deste trabalho de Iniciação Científica e, posteriormente, da inauguração do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas – CCEIT, é possível obter uma experiência na área de Educação Patrimonial que vai além do espírito de preservacionismo.
Por meio do contato regular e intensificado com uma série de materiais de divulgação do Programa Espacial Brasileiro, elaborados pela Agência Espacial Brasileira – AEB, é possível lutar pela preservação e difusão dos conhecimentos históricos e tecnológicos produzidos pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI – desde de 1964.
A excepcionalidade do CCEIT consiste no fato de que a Educação Patrimonial tem um objetivo que transcende a preservação e a difusão: os materiais de divulgação são verdadeiros “captadores de cérebros”. A EP realizada no CCEIT serve para atrair e estimular pessoas para participarem do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE, tendo em vista que, como mostra o Jornal do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial – Jornal do Sindct – a falta de recursos humanos é uma das maiores ameaças ao PNAE.
Ao partir da metodologia de análise dos materiais de divulgação da AEB e das iniciativas para a “captação de cérebros” como, por exemplo, o edital que deu origem ao projeto alvo deste trabalho, almeja-se atingir o objetivo principal da pesquisa: o uso da Educação Patrimonial feito pelo CCEIT.
Numa primária observação qualitativa é possível verificar alguns procedimentos sobre o uso dado à EP como , por exemplo , algumas visitas agendadas ao CCEIT para alunos de cursos técnicos , profissionais ligados à área tecnológica , alunos do ensino fundamental do Planetário da Cidade de Parnamirim no Rio Grande do Norte. As visitações cumprem com o objetivo de estimular a vinda de pessoas para as carreiras do setor aeroespacial , ou seja , “captar cérebros”.

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