O Centro Espacial Guianês e a consolidação do poder francês na Era Espacial


Centro Espacial Guianês - CSG

Em 14 de Abril de 1964 o General De Gaulle , após a visita realizada em 21 de março do mesmo ano, lança a portaria determinando a criação de uma base de um novo espaço em Kourou, na Guiana Francesa . Mas não é ainda nesse contexto que o Centro Espacial da Guiana Francesa é criada.  Inicialmente  a proposta é de que o Centro Espacial  francês fosse criado na Argélia, mas devido o movimento de indepência e consequentemente a independência dasse país um Centro Espacial ficou impossibilitado. Em 1966 no Saara argeliano  ocorreu o lançamento do Diamond , o primeiro lançamento decolou de "Brigitte", complexo Hammaguir no  Saara, e colocou em órbita uma cápsula tecnologia denominada  Asterix, esse foi o  primeiro satélite construído pelo francês Matra.   A França  deu assim seu primeiro passo na corrida espacial.
Buscando um local que atendesse aos interesses franceses para a construção do sonhado Centro Espacial da França se visita 14 locais:O arquipélago de Seychelles, a ilha de Trinidad (Trindade), a ilha de Nuku Hiva Hiva (Marquesas, Polinésia Francesa), o arquipélago de Touamotu (Rairoa Island, Polinésia Francesa), a ilha de Désirade (Antilhas Francesas), a ilha de Marie-Galante (Caribe Francês), Caiena (Guiana Francesa), Djibouti (francesa na Somália), Darwin (Austrália), Trincomalee (Ceilão), Fort Dauphin (Malagasy Republic), Mogadisque (República da Somália), Port-Etienne (República Islâmica da Mauritânia) e Belém (Brasil). Enfim em 1965 Kourou  na Guiana Francesa é a eleita para a criação do Centro Espacial. A Guiana é o local  que melhor atendeu aos critérios de selecção deste tipo de instalação. Não foi apenas uma questão geografica ,mas principalmente política.Entre  as vantagens geograficas da Guina temos: 

• Uma ampla abertura do Oceano Atlântico suporta todas as missões espaciais, lança, assim como para o leste (para GEO) do norte (para a órbita polar) com risco mínimo para o público e ao redor da propriedade. •
• proximidade ao equador (5,3 ° N), que pode beneficiar mais a partir do efeito estilingue (energia fornecida pela velocidade de rotação da terra em torno do eixo polar), e este efeito proporciona ainda a velocidade de rodízio na ordem de 460 m / s.
• A baixa densidade populacional (45.000 habitantes em 1964 mais de uma área de 91.000 km2, ou seja, 1/6th da França), altamente concentrada na faixa costeira.
• Possibilidade de instalar nas colinas circundantes da acusação (radares e antenas de telemetria).
• Locais bem ventilado e um clima muito tolerável apesar da sua posição equatorial.
• Área protegida de furacões e terremotos. •
• Infra-estruturas existentes são relativamente simples de se adaptar às necessidades do centro espacial do futuro (estradas, aeroportos, portos, telecomunicações, etc.). •

No fim de 1965 e inicio de 1966 começou todo processo de “Construção da Cidade” em Kourou.Juntos 2.500 homens de 11 nacionalidades diferentes a construção do novo CSG .    O foguete de sondagem Veronique, 900 dias após a construção do CSG,é a primeira aventura espacial na Guiana Francesa que escreve a primeira pagina de uma nova era espacial fora do eixo Estados Unidos / União Sovietica. O sonho virou realidade.

A partir da criação da Agência Espacial Europeia( Inglês:European Space Agency ) em 1975 é na Guiana Francesa que está localizado o Centro Espacial Guianês(CSG),responsável pela a execução dos lançamentos. O Programa espacial europeu de maior visibilidade é o ARIANE. Este programa de exploração espacial refere-se a uma família de foguetes lançadores de satélites e conta com uma rede de rastreamento  ou cadeia operacional Ariane: Galliot (na Guiana Francesa), Natal (no Brasil), Ascension (ilha inglesa no Atlântico sul), Libreville (no Gabão) e Malindi (no Quênia).
A partir de 1977  a Agência Espacial Europeia (ESA) firmou contrato com o governo do Brasil. Dali em  diante o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é colaborador em uma rede internacional de rastreio,única estação que não é mantida e operada por técnicos europeus de países membros da Agência Espacial Européia, do veículo lançador de satélites,Ariane. A Antena Stella capta os dados da trajetória do foguete,e os enviam a outras duas antenas menores  conectadas a satélites de comunicação que envia dados ao Centro Espacial Guianês(CSG),na Guiana Francesa.  Durante o intervalo de tempo  do rastreio, a Estação do CLBI registra  3 eventos altamente relevantes para o sucesso da operação: o fim da queima do motor principal do foguete, a separação desse estágio do conjunto embarcado e a ignição do motor secundário (encarregado da ejeção dos satélites passageiros).
É essa fecunda colaboração franco-brasileira  que possibilita a bilhões de pessoas dos cinco continentes realizarem a mais cotidianas das atividades como assistir televisão , falar horas ao celular, conversar com amigos no msn e atividades cientificas como a captação de informações meterologicas indispensaveis ao trafego aereo, entre outros infindaveis usos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM QUADRO RESUMO

SHOPENHAUER, A ARTE DE TER RAZÃO E A PÓS-VERDADE NA ERA DIGITAL

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA QUE NOS DAMOS HOJE - A BANALIDADE DA CORRUPÇÃO NO BRASIL