Uma breve História da Agência Espacial Europeia


ESA
OBJETIVO
Segundo a Convenção de criação da Agência Espacial Europeia  no Artigo II diz que :
“O Objetivo da ESA é a de fornecer e promover para fins exclusivamente pacíficos,a cooperação entre os Estados europeus em pesquisa e tecnologia espacial e suas aplicações espaciais operacionais:
·         Através da elaboração e implantação a longo prazo da política espacial europeia,recomendando objetivos espaciais para os Estados-Membros e pela concentração das políticas dos Estados-Membros no que diz respeito a outras organizações nacionais,internacionais e instituições;
·         Pela elaboração e excussão de atividades e programas no domínio do Espaço;
·         Pela coordenação do Programa Espacial europeu e programas nacionais , e através da integração  destes últimos ,progressiva e tão completamente quanto possível para o programa espacial  europeu,nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de satélites e aplicações;
·         Através da elaboração e excussão da política industrial adequada para o seu programa e com a recomendação de uma política coerente com os Estados-Membros.”

Agência Espacial Europeia( Inglês:European Space Agency ) é uma organização intergovernamental fundada em 1975 para a exploração espacial. A ESA é o resultado da fusão de outras duas iniciativas europeias  anteriores para a Exploração do Espaço,a ELDO(Organização Europeia de Desenvolvimento de lançamento) e a ESRO (Organização Europeia de Pesquisas Espaciais).No contexto histórico da sua criação houve o enfraquecimento da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética,o que levou assim a ESA a se consolidar como pioneira na exploração comercial do Espaço.
Apesar da Sede Administrava da ESA ficar em Paris é na Guiana Francesa que está localizado o Centro Espacial Guianês(CSG),responsável pela a execução dos lançamentos. O Programa espacial europeu de maior visibilidade é o ARIANE. Este programa de exploração espacial refere-se a uma família de foguetes lançadores de satélites e conta com uma rede de rastreamento  ou cadeia operacional Ariane: Galliot (na Guiana Francesa), Natal (no Brasil), Ascension (ilha inglesa no Atlântico sul), Libreville (no Gabão) e Malindi (no Quênia).
A partir de 1977  a Agência Espacial Europeia (ESA) firmou contrato com o governo do Brasil. Dali em  diante o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é colaborador em uma rede internacional de rastreio,única estação que não é mantida e operada por técnicos europeus de países membros da Agência Espacial Européia, do veículo lançador de satélites,Ariane. A Antena Stella capta os dados da trajetória do foguete,e os enviam a outras duas antenas menores  conectadas a satélites de comunicação que envia dados ao Centro Espacial Guianês(CSG),na Guiana Francesa.  Durante o intervalo de tempo  do rastreio, a Estação do CLBI registra  3 eventos altamente relevantes para o sucesso da operação: o fim da queima do motor principal do foguete, a separação desse estágio do conjunto embarcado e a ignição do motor secundário (encarregado da ejeção dos satélites passageiros).

Uma garotinha Indiana assistindo em sua casa um filme de Boliwood,sem perceber colhe os frutos de um satélite de telecomunicações levado ao espaço por um Veiculo Ariane que foi rastreado pelo CLBI. Até mesmo quem não está na Terra conta com a ajuda das famílias Ariane e CLBI como foi o caso dos astronautas da Estação Espacial Internacional que  receberam suprimentos enviados em um Ariane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM QUADRO RESUMO

SHOPENHAUER, A ARTE DE TER RAZÃO E A PÓS-VERDADE NA ERA DIGITAL

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA QUE NOS DAMOS HOJE - A BANALIDADE DA CORRUPÇÃO NO BRASIL