Imaginário escolar sobre a Idade Média : abordagem histórico-pedagógica (PARTE 02)
Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Historiador Licenciado- UFRN
Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
correia.claudio@rocketmail.com
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A intervenção no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, foi
pensado a partir da excepcionalidade do calendário do mesmo, o ano letivo de
2012 na instituição de estágio se encerrou no dia 26 de abril de 2013, sendo os
dias de 29 e 30 de abril reservados para as avaliações finais e demais
eventualidades. Deste modo, para possibilitar a intervenção ficou acordado que
ela se daria com as quatro turmas do
professor tutor no período que compreende do dia 15 a 26 de abril de 2013 no
contra turno.
Baseado nas observações de monitoria
detectamos, como foi discutido com o professor de Estágio Supervisionado de
formação de professores (História) II na
aula do dia 23 de março de 2013, as curiosidades e dificuldades em compreender o
conteúdo sobre a Inquisição Medieval, dificuldade agravada pela corrida contra
o tempo que o calendário da instituição colocou. A intervenção então foi
pensada na tentativa em sanar as dúvidas, as curiosidades e as dificuldades do
alunado.
Para melhor mapear as
deficiências nós fizemos uso de um inventário de dúvidas e curiosidades. O
diagnóstico do inventário demonstrou que os
alunos possuíam uma dificuldade
de empatia temporal, ou seja, "resgatar
o tempo próprio das coisas sobre as quais se pensa" (CERRI.
60:2011). Além disso havia uma dificuldade
a nível historiográfico, as interpretações acerca da Inquisição eram
condicionadas pelo o objeto de estudo causando deformações na compreensão. Se
partimos do referencial Econômico a Inquisição é interpretada como a
tentativa por parte da Igreja em acumular riqueza, se o referencial for o
político a inquisição se resume a disputa por poder ou as relações de poder, do
ponto de vista da História Cultural se trata como uma questão de mentalidade da
época. Nenhuma das
explicações consegue dar conta da real complexidade da Inquisição pois ela
atravessa todas essas questões.
Na
busca em atender as carências diagnosticada, o caminho
encontrado foi o uso de fonte
documental primária que dê conta de exemplificar a complexidade. A
documentação selecionada para a análise foram
três bulas papais: Ad
Abolendam (1184), Vergentis in senium (1199) e Ad
Extirpanda (1252). Elas estão diretamente relacionadas as diretrizes que a Igreja estabelece para a
Inquisição.
A
Intervenção se dividiria em uma parte conceitual e de contextualização para
depois partir para a atividade de
análise documental. A
primeira intervenção foi realizada no dia 17 de abril de 2013, às 14
horas e 30 minutos com a turma da segunda série de Mecânica, com duração de
duas horas aulas. O resultado
apesar de satisfatório não foi o esperado, a discussão teórica se prolongou e
não houve tempo de aplicar a atividade prevista o que causou um deficit
deixando a abordagem do tema muito restrito ao aspecto religioso e cultural.
Sob
a orientação do professor-tutor fomos redirecionados a sintetizar a discussão
teórica e concentrar um esforço maior na atividade, tendo em vista que a
documentação possibilita um panorama geral mais satisfatório. A
aplicação da oficina reeditada
ocorreu no dia 19 de abril de 2013 com a segunda série de Controle
Ambiental, às 13 horas, com duração de duas horas aulas. Devido a problemas
técnicos não pudemos fazer uso das projeções com recursos iconográficos,
contudo devido ao excelente utilização do material não houve prejuízo e obteve
um resultado acima do satisfatório.
As intervenções do dia 24 de
abril de 2013 ocorreu em dois turnos, a primeira turma foi a de Mineração,
às 10 horas e a segunda na turma de Eletrotécnica, às 13 horas, ambas com
duração de duas horas aulas. Nestas, o resultado ocorreu dentro do esperado com
uma plena execução da intervenção.
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