Imaginário escolar sobre a Idade Média : abordagem histórico-pedagógica (PARTE 02)

            
Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Historiador Licenciado- UFRN
Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
correia.claudio@rocketmail.com


            A intervenção no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, foi pensado a partir da excepcionalidade do calendário do mesmo, o ano letivo de 2012 na instituição de estágio se encerrou no dia 26 de abril de 2013, sendo os dias de 29 e 30 de abril reservados para as avaliações finais e demais eventualidades. Deste modo, para possibilitar a intervenção ficou acordado que ela se daria com as quatro turmas  do professor tutor no período que compreende do dia 15 a 26 de abril de 2013 no contra turno.
            Baseado nas observações de monitoria detectamos, como foi discutido com o professor de Estágio Supervisionado de formação de professores (História) II  na aula do dia 23 de março de 2013, as curiosidades e dificuldades em compreender o conteúdo sobre a Inquisição Medieval, dificuldade agravada pela corrida contra o tempo que o calendário da instituição colocou. A intervenção então foi pensada na tentativa em sanar as dúvidas, as curiosidades e as dificuldades do alunado.
            Para melhor mapear as deficiências nós fizemos uso de um inventário de dúvidas e curiosidades. O diagnóstico do inventário demonstrou que os alunos possuíam uma dificuldade de empatia temporal, ou seja, "resgatar o tempo próprio das coisas sobre as quais se pensa" (CERRI. 60:2011). Além disso havia uma dificuldade a nível historiográfico, as interpretações acerca da Inquisição eram condicionadas pelo o objeto de estudo causando deformações na compreensão. Se partimos do referencial Econômico a Inquisição é interpretada como a tentativa por parte da Igreja em acumular riqueza, se o referencial for o político a inquisição se resume a disputa por poder ou as relações de poder, do ponto de vista da História Cultural se trata como uma questão de mentalidade da época. Nenhuma das explicações consegue dar conta da real complexidade da Inquisição pois ela atravessa todas essas questões. 
            Na busca em atender as carências diagnosticada, o caminho encontrado foi o uso de fonte documental primária que dê conta de exemplificar a complexidade. A documentação selecionada para a análise foram  três bulas papais: Ad Abolendam (1184), Vergentis in senium (1199) e Ad Extirpanda (1252). Elas estão diretamente relacionadas as diretrizes que a Igreja estabelece para a Inquisição.
            A Intervenção se dividiria em uma parte conceitual e de contextualização para depois partir para a atividade de análise documental. A primeira intervenção foi realizada no dia 17 de abril de 2013, às 14 horas e 30 minutos com a turma da segunda série de Mecânica, com duração de duas horas aulas. O resultado apesar de satisfatório não foi o esperado, a discussão teórica se prolongou e não houve tempo de aplicar a atividade prevista o que causou um deficit deixando a abordagem do tema muito restrito ao aspecto religioso e cultural.
            Sob a orientação do professor-tutor fomos redirecionados a sintetizar a discussão teórica e concentrar um esforço maior na atividade, tendo em vista que a documentação possibilita um panorama geral mais satisfatório. A aplicação da oficina reeditada ocorreu no dia 19 de abril de 2013 com a segunda série de Controle Ambiental, às 13 horas, com duração de duas horas aulas. Devido a problemas técnicos não pudemos fazer uso das projeções com recursos iconográficos, contudo devido ao excelente utilização do material não houve prejuízo e obteve um resultado acima do satisfatório. 
            As intervenções do dia 24 de abril de 2013 ocorreu em dois turnos, a primeira turma foi a de Mineração, às 10 horas e a segunda na turma de Eletrotécnica, às 13 horas, ambas com duração de duas horas aulas. Nestas, o resultado ocorreu dentro do esperado com uma plena execução da intervenção.

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