O PLANO DE AULA DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MÉTODO HISTÓRICO

Por Cláudio Correia de Oliveira Neto
Historiador Licenciado- UFRN
Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
             Os planos de aula são instrumento de planejamento e controle de uma sequência didática que tem como objetivo a aprendizagem dos alunos. Existe uma grande diversidade de tipos de planos de aulas que variam de acordo com a instituição de ensino, objetivo, concepções pedagógicas e até mesmo de acordo com a personalidade do profissional envolvido. Outro fator variável é a disciplina ou área do conhecimento em que está inserido.
            Nossa ideia é discutir uma proposta de plano de aula que atenda a um conjunto de interesses da área de conhecimento da história escolar. Ora, entre o conjunto de objetivos socialmente definidos para o ensino de História um dos que mais se sobressai é a de instrumentalizar o alunado com o método histórico visando o desenvolvimento da habilidade de pensar historicamente, ou seja, um exercício de alteridade, se colocar no lugar do outro e tentar recuperar o tempo próprio das coisas e dos acontecimentos. Sem essa competência o indivíduo é privado de beneficiar-se do método da história e se posicionar diante dos fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado, prejudicando sua orientação temporal.
            Independente da concepção de história, das particularidades pessoais do historiador licenciado, da linha pedagógica adotada ao ensinar história ele está fazendo história, em outras palavras, está aplicando o método histórico. A proposta é apenas explicitar o fazer história no plano de aula e usá-lo como norteador do processo de ensino-aprendizagem histórica.
            O primeiro passo é estabelecer um problema, ele pode ser trazido pelx historiadorx ou eleito coletivamente pelo alunado/comunidade escolar. Em seguida deve se estabelecer a problemática, ela pode ser trazida pelx historiadorx ou construída  coletivamente pelo alunado/comunidade escolar. O terceiro passo é apresentar aos estudantes seja por exposição oral ou leitura dirigida a fundamentação teórica usada para resolver a problemática. Outro momento é a fonte que pode ser pré-selecionada ou coletada por meio de pesquisa dirigida. A fonte/documentação é essencial para a pesquisa histórica portanto também é indispensável para a aula. Você pode leva-la pronta para usá-la em sua exposição e construir sua argumentação na tentativa de responder a questão norteadora da aula ou pode orientar a pesquisa dos estudantes para fazer um banco de fontes que permita equacionar a problemática. A interpretação histórica pode ser por meio indutivo ou dedutivo. A interpretação indutiva ocorre quando você oferta a resposta para a problemática por meio da aula expositiva dialogada. Já a dedutiva é quando você desenvolve instrumentos (roteiro de leitura, questões, exercícios, dinâmicas) para que seu aluno em contato com a fonte construa a sua própria interpretação histórica que sane a pergunta motriz da aula. Em todo caso é a orientação do historiador durante o processo que irá limitar o horizonte de respostas aceitáveis para o problema. Por fim é importante que o conhecimento construído ao longo do processo seja sistematizadopor meio de uma ação concreta, que pode ser desde uma peça de teatro até uma prova formal.

MODELO ESQUEMÁTICO DE PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
Instituição de ensino:
Nível educacional:
Turma:
Série:
Área de Conhecimento: História
Profissional Responsável:

OBJETIVO GERAL: Insira aqui o objetivo geral para a aprendizagem. Lembrem-se que deve ser ações concretas a serem realizadas pelxs alunxs (ler, escrever, produzir e etc)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Insira aqui 3 objetivos específicos para a aprendizagem. Lembrem-se que devem ser ações concretas a serem realizadas pelxs alunxs (ler, escrever, produzir e etc)
PROBLEMA:
Insira aqui um breve relato do problema diagnosticado por você e/alunxs/comunidade escolar.
PROBLEMÁTICA:
Insira aqui uma questão motriz/motivadora elaborada por você e/alunxs/comunidade escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Insira aqui os principais conceitos e autores que você apresentará para o alunado. Caso opte por indicar aos seus alunos leituras sobre os conceitos e autores selecione textos que estejam adequados a educação básica (linguagem simples, objetiva, clara e com poucos jargões, há excelentes textos de divulgação do conhecimento histórico para leigos que podem ser usados) e produzir roteiros de leitura que permita x alunx a entender o que leu.
FONTE HISTÓRICA/DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA
Insira aqui suas fontes ou os locais que indicará a turma para que procurem as fontes.
INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA:
Insira aqui um pequeno texto com a sua interpretação ou os instrumentos que iram auxiliar os alunos a construírem própria interpretação.
PRODUÇÃO:
Insira aqui o que deseja produzir com os alunos como resultado final do processo.
CRONOGRAMA:
Insira aqui o cronograma com atividade e tempo destinado a ela
Procedimento/metodologia
Cronograma
Aqui se insere ações que serão realizadas pelo profissional responsável
O tempo previsto para a duração da atividade em minutos

Insira aqui o instrumento de avaliação que usará e o mapa avaliativo
AVALIAÇÃO PROCESSUAL:
Insira aqui um breve relato/reflexão para verificar se os objetivos foram alcançados, dificuldades enfrentadas ou seja, uma avaliação do processo como o todo.


COMO REFERENCIAR ESTE TEXTO:
OLIVEIRA NETO, Cláudio Correia de. O Plano de aula de História: uma proposta a partir do método histórico. Natal, 25 maio 2016.

 LINKANDO O SABER: 

SOBRE O MÉTODO HISTÓRICO CLIQUE AQUI
SOBRE AVALIAÇÃO  CLIQUE AQUI
SOBRE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS  CLIQUE AQUI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: UM QUADRO RESUMO

SHOPENHAUER, A ARTE DE TER RAZÃO E A PÓS-VERDADE NA ERA DIGITAL

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA QUE NOS DAMOS HOJE - A BANALIDADE DA CORRUPÇÃO NO BRASIL