O PLANO DE AULA DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MÉTODO HISTÓRICO
Por Cláudio
Correia de Oliveira Neto
Historiador
Licenciado- UFRN
Técnico de Nível
Médio Integrado em Controle Ambiental- IFRN
Os planos de aula
são instrumento de planejamento e controle de uma sequência didática que tem
como objetivo a aprendizagem dos alunos. Existe uma grande diversidade de tipos
de planos de aulas que variam de acordo com a instituição de ensino, objetivo,
concepções pedagógicas e até mesmo de acordo com a personalidade do
profissional envolvido. Outro fator variável é a disciplina ou área do
conhecimento em que está inserido.
Nossa ideia é discutir uma proposta de plano de aula que
atenda a um conjunto de interesses da área de conhecimento da história escolar.
Ora, entre o conjunto de objetivos socialmente definidos para o ensino de
História um dos que mais se sobressai é a de instrumentalizar o alunado com o
método histórico visando o desenvolvimento da habilidade de pensar
historicamente, ou seja, um exercício de
alteridade, se colocar no lugar do outro e tentar recuperar o tempo próprio das
coisas e dos acontecimentos. Sem essa competência o indivíduo é privado de
beneficiar-se do método da história e se posicionar diante
dos fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado,
prejudicando sua orientação temporal.
Independente da concepção de história, das
particularidades pessoais do historiador licenciado, da linha pedagógica
adotada ao ensinar história ele está fazendo história, em outras palavras, está
aplicando o método histórico. A proposta é apenas explicitar o fazer história
no plano de aula e usá-lo como norteador do processo de ensino-aprendizagem
histórica.
O primeiro passo é estabelecer um problema, ele pode ser
trazido pelx historiadorx ou eleito coletivamente pelo alunado/comunidade
escolar. Em seguida deve se estabelecer a problemática, ela pode ser trazida
pelx historiadorx ou construída coletivamente pelo alunado/comunidade escolar.
O terceiro passo é apresentar aos estudantes seja por exposição oral ou leitura
dirigida a fundamentação teórica usada para resolver a problemática. Outro
momento é a fonte que pode ser pré-selecionada ou coletada por meio de pesquisa
dirigida. A fonte/documentação é essencial para a pesquisa histórica portanto
também é indispensável para a aula. Você pode leva-la pronta para usá-la em sua
exposição e construir sua argumentação na tentativa de responder a questão
norteadora da aula ou pode orientar a pesquisa dos estudantes para fazer um
banco de fontes que permita equacionar a problemática. A interpretação histórica pode ser por meio indutivo ou dedutivo. A interpretação indutiva
ocorre quando você oferta a resposta para a problemática por meio da aula
expositiva dialogada. Já a dedutiva é quando você desenvolve instrumentos (roteiro
de leitura, questões, exercícios, dinâmicas) para que seu aluno em contato com
a fonte construa a sua própria interpretação histórica que sane a pergunta
motriz da aula. Em todo caso é a orientação do historiador durante o processo que
irá limitar o horizonte de respostas aceitáveis para o problema. Por fim é
importante que o conhecimento construído ao longo do processo seja sistematizadopor meio de uma ação concreta, que pode ser desde uma peça de teatro até uma
prova formal.
MODELO
ESQUEMÁTICO DE PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
Instituição
de ensino:
Nível
educacional:
Turma:
Série:
Área
de Conhecimento: História
Profissional
Responsável:
OBJETIVO
GERAL: Insira aqui o objetivo geral para a aprendizagem. Lembrem-se que deve
ser ações concretas a serem realizadas pelxs alunxs (ler, escrever, produzir e
etc)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Insira aqui 3 objetivos específicos para a aprendizagem. Lembrem-se
que devem ser ações concretas a serem realizadas pelxs alunxs (ler, escrever,
produzir e etc)
PROBLEMA:
Insira
aqui um breve relato do problema diagnosticado por você e/alunxs/comunidade
escolar.
PROBLEMÁTICA:
Insira
aqui uma questão motriz/motivadora elaborada por você e/alunxs/comunidade
escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Insira
aqui os principais conceitos e autores que você apresentará para o alunado.
Caso opte por indicar aos seus alunos leituras sobre os conceitos e autores
selecione textos que estejam adequados a educação básica (linguagem simples,
objetiva, clara e com poucos jargões, há excelentes textos de divulgação do
conhecimento histórico para leigos que podem ser usados) e produzir roteiros de
leitura que permita x alunx a entender o que leu.
FONTE
HISTÓRICA/DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA
Insira
aqui suas fontes ou os locais que indicará a turma para que procurem as fontes.
INTERPRETAÇÃO
HISTÓRICA:
Insira
aqui um pequeno texto com a sua interpretação ou os instrumentos que iram
auxiliar os alunos a construírem própria interpretação.
PRODUÇÃO:
Insira
aqui o que deseja produzir com os alunos como resultado final do processo.
CRONOGRAMA:
Insira
aqui o cronograma com atividade e tempo destinado a ela
Procedimento/metodologia
|
Cronograma
|
Aqui se insere
ações que serão realizadas pelo profissional responsável
|
O tempo
previsto para a duração da atividade em minutos
|
Insira
aqui o instrumento de avaliação que usará e o mapa avaliativo
AVALIAÇÃO
PROCESSUAL:
Insira
aqui um breve relato/reflexão para verificar se os objetivos foram alcançados,
dificuldades enfrentadas ou seja, uma avaliação do processo como o todo.
COMO
REFERENCIAR ESTE TEXTO:
OLIVEIRA NETO, Cláudio
Correia de. O Plano de aula de História:
uma proposta a partir do método histórico. Natal, 25 maio 2016.
LINKANDO O SABER:
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